quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Canário Belga

Como Criar :  Por Globo Rural



Com belas cores e talento cantar o Pará, o passarinho PoDE Ser Uma Boa Fonte de lucros . OU Uma Interessante terapia


Texto João Mathias
Consultor Fabio Morais Hosken *

Existem Mais de 400 núcleos de canarios não reconhecidas Mundo. Mas e uma amarela , da linhagem BELGA , um Mais Aqui Por popular. A busca Por Novas e diferentes tonalidades e Combinações É UM DOS Principais objetivos de boa parte dos Criadores , também Que se interessam Pela Definição do porte do Pássaro . Exposições em Apresentação e melhoramento genético da raça São Outras finalidades da Criação comercial do canário , Que Ainda desperta uma Atenção Pelo Seu belo canto .

A Origem do canário - BELGA é, obviamente, uma Bélgica . No entanto, uma linhagem Apenas um Pertence Que Ele É Que Veio de lá, POIs OS antepassados dos exemplares Dessa e de Outras dez Variedades raízes NAS Ilhas Canárias, Arquipélago do Atlântico Junto UM AO Continente africano . Canarios Ss -do-reino , por exemplo , São Da mesma Espécie do belga, ganharam Mas ESSA Denominação Por quê como costumavam aves vindas do AO Chegar Brasil do ' reino 'de Portugal. Já o canário -da -terra , sim , faz parte de Uma Outra Espécie , nativa do Brasil.

Pertencente à família dos Fringilídeos , o canário - BELGA mede Entre 14 e 15 centímetros da ponta do bico à cauda da Extremidade . A cabeça e e Pequena , estreita como Longas pernas , o peito arredondado e Cheio . A plumagem compacta e e lisa, sem frisos . Como animal É UM Estrangeira de Origem , a Criação Não Precisa de autorização do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis .



O canário Não Dá trabalho. Exige Pouco Espaço, e Sua Criação PoDE Ser mantida em OU NA Cidade áreas Rurais, servindo Até Como terapia parágrafo Pessoas ALGUMAS . Entretanto, como Pequeno e frágil É , Cuidados demanda manejo não. QUANDO em grupo , OS Pássaros podem Ser acomodados em viveiros ; Casais podem Ficar separadas em gaiolas . Como gaiolas Mais São recomendadas as de arame galvanizado , encontradas Ser Que podem facilmente não Varejo .

Apesar de uma vulneráveis doenças respiratórias , logo Canarios OS se curam se prontamente tratados com Medicamentos vendidos em Lojas especializadas . Mas É preciso Separar o Pássaro Doente , No caso de prolongadas Enfermidades MAIS. É recomendável manter limpo o local de Criação e instâncias do Alcance do sol e do vento . Para evitar Acúmulo de sujeira e Falta de Ventilação , mantenha uma POSIÇÃO da gaiola um Dois Parede da centímetros .



DICAS

Raio X


CRIAÇÃO MÍNIMA : Casais Três
INVESTIMENTO INICIAL : 1.400 reais (aves , gaiolas e Equipamentos)
RETORNO : 18 Meses
REPRODUÇÃO : três posturas Por ano , CADA Uma quatro com crias em média

Mãos à obra

INÍCIO - COMECE Apenas com uma atividade Três Casais de Canarios - belgas (320 reais CADA casal ) e com uma Finalidade da Criação definida . Se , por exemplo , uma Intenção para Participar de Concursos e Exposições , Adiar É indicado Pássaros com cores predeterminadas . No entanto Qual Seja , para o Interesse Pela Criação , canarios OS devem Saudáveis Ser , jovens , com plumagem brilhante , pés sem inchaço e Respiração silenciosa . Uma gaiola n CADA casal É o Suficiente , mas e bom Adquirir Mais Unidades de reserva n. filhotes OS Futuros .

AMBIENTE - o local de Criação Precisa Ser Bem arejado e com boa Contar Incidência de luz. Recomenda- se manter uma temperatura em torno de 25 graus EA umidade relativa do ar de 60% .

Gaiolas - Medidas como n adequadas como gaiolas São 80 x 50 x 60 centímetros . Os modelos retangulares , com Espaço Mais , em São indicados OS MAIS. Suportes Possuir Devem fazer lado de fora parágrafo bebedouros e comedouros encaixar . Do lado de dentro, devem ter Uma grade vertical removível , n Separar o macho da fêmea instâncias do Período de cruzamento . É Importante Que o piso Seja Uma grade sobressalente soluço Bandeja uma, Que PoDE forrada com folhas Ser Papel absorvente OU COM de Jornal, O Que torna uma limpeza Mais prática.

ACESSÓRIOS - OS poleiros devem servi de madeira, com ranhuras e elípticos com dez , de 12 milímetros de diâmetro e achatados ligeiramente . Para os bebedouros e comedouros , OS Escolha do tipo meia lua . Três Utilize comedouros , canarios OS POIs Fazem Três refeições Diferentes Durante o dia. Evite O acúmulo de sujeira nsa bebedouros diaria lavagem com bucha Utilizando , e água corrente .

HIGIENE - Diariamente limpë como gaiolas e Troque o forro do piso . Desinfete OS poleiros e como se aposentar Todas fezes da gaiola , POIs SUA Presença PoDE Causar coccidiose , doença que leva a mortalidade Elevada plantel não. A Excessiva umidade, Como bem correntezas de ar , problemas Causar PoDE e doenças respiratórias .

ALIMENTAÇÃO - Para alimentar o canário - BELGA Não HÁ Muito Segredo . Ovo cozido , couve , almeirão , alpiste e ração balanceada Também oferecidos podem Ser na primeira fase da Vida. OS n. Ração especial filhotes Ser Encontrada PoDE não Varejo . Abasteça OS comedouros para quê OS mastiguem pais E, em seguida , a massa ESSA regurgitem nd garganta dos passarinhos .

REPRODUÇÃO - o período entre agosto e dezembro e o Mais Propício Para a reprodução, Cujo ciclo Demora Cerca MÊS DE UM . Os Canários chegam um Gerar Até Oito filhotes nessa época. Como fêmeas Gostam de Fazer n ninhos , como crias Por isso coloque fios de estopa OU AO aniagem Alcance delas . A grade divisoria da gaiola PoDE Ser Que logo removida iniciar uma Canária A montagem do ninho . Assim Que chocados FOREM OS ovos, Troque o ninho n IMPEDIR Que fungos e piolhos se alojem nenhum material.



* Fabio Morais Hosken Zootecnista e e consultor parágrafo Criação de animais, (31) 9807 7001 , fabio@zooassessoria.com.br

Onde Adquirir : Marcelo Maluf (31) 3411 6886 ; Sérgio Adriano Custódio (11) 3984-0396

Mais Informações : ABC Aves - Associação Brasileira de Criadores de Raça Pura de Aves , Endereço para correspondência : Rua Ferrucio Dupré , 68, CEP 04776-180 , Interlagos , São Paulo , SP, http://www.abcaves.com.br/

CANARIOS DE COR - GRUPOS

José Giordano Penteado
Revista Pássaros ro 16-1999

Intitulamos canários de cor (grupos) por termos a certeza de ser mais fácil conhecer todas as cores se dividirmos em grupos, com essa sistemática ficou mais fácil conhecer os canários.

Portanto, vamos ao estudo dessa sistemática.

Em primeiro lugar, necessitamos conhecer as três cores tradicionais que são: Branco, amarelo e Vermelho.

Segundo, conhecer os quatro TIPOS que são: Negro Marrom Oxidado (azul, verde e cobre), Marrom Oxidado (canelas), Negro Marrom Diluído (ágatas) e o Marrom Diluído ( isabelinos).

Terceiro, conhecer a diferenciar as três CATEGORIAS que são: Intenso, Nevado e Mosaico.

Após um bom conhecimento desses pontos fundamentais: cor, tipo, categoria e dominarmos bem esses conceitos teremos condições de conhecer todas as cores da nomenclatura oficial da canaricultura.

Essa forma de propor esse tipo de aprendizado é diferente doa demais, pois somos taxativamente contra mostrar canário e falar qual sua cor, o nosso objetivo é aprender a reconhece-lo o que se torna mais fácil.

Amarelos: São todos os canários que possuem amarelo visível nas penas, independente de pertencerem à linha clara ou escura, eles podem ser: Amarelo, Verde, Canela, Ágata e Isabel e deverão estar enquadrados na categoria Intenso, Nevado ou Mosaico.

Brancos: São todos os canários que possuem branco visível nas penas, independentemente de pertencerem à linha clara ou escura, eles são: Branco, Azul, Ágata e Isabel e deverão pertencer às categorias: Intenso, Nevados e Mosaico.

Vermelhos: São todos os canários que possuem vermelho visível nas penas, independente de pertencerem à linha clara ou escura, eles são: Vermelho, Cobre Canela, Isabel e deverão pertencer às categorias: Intenso,

Nevado e Mosaico.

Conforme podemos verificar os pássaros são os mesmos, diferenciando apenas a cor do lipocromo.

O desenho da marcação dos pássaros da linha escuro é sempre os mesmos para cada tipo: Negro Marrom

Oxidado (cobre, azul e verde), Canela, Ágata e Isabel.

Com esses conhecimentos na prática, já é possível identificar todas as cores clássicas. E, as cores novas nada mais são do que fatores que atuam sobre as melaninas e cores que podem ser: Opalino, Pastel,

Recessivo, marfim e Ino, podendo ser agrupados em dois fatores de inibição “Recessivo e Marfim”, um fator de redução “pastel” e outro de oxidação “Opalino”.

Vamos agora descrever esses fatores:

1) 1)Recessivo: Apresenta só nos canários de lipocromo branco e indica a ausência de lipocromo amarelo.

2) 2)Marfim: Aparece com uma inibição parcial do lipocromo, causando um esmaecimento da intensidade dos mesmos e atua sobre os lipocromos.

3) Pastel: Só ocorre em canários da linha escura. O fator pastel é responsável por uma redução e dispersão
do negro e do marrom, se observarmos um canário pastel temos a impressão de ver um canário sujo.

4) Opalino: Só ocorre em canários da linha escura. O fator opalino é responsável por uma oxidação e inversão das melaninas negras da parte superior das penas para a inferior, centralizando ou condensando sobre o canal medular inferior as melaninas negras.

Pode haver ainda a combinação entre esses fatores:

Recessivo com Pastel e Opalino e, Marfim com Pastel e Opalino, Nunca devemos combinar os fatores pastel com Opalino por serem antagônicos.

Ainda temos os Inos que são, designação dos canários de olhos vermelhos, sendo ainda divididos em dois fatores, os ligados ao sexo e os de sexo livre. Muitas confusões são feitas e notadas sobre esses pássaros, mas é muito fácil de entende-las, basta seguir um relacionamento lógico.

Ino: Qualquer canário de olho vermelho exclusivamente da linha clara nos lipocromos (amarelos, brancos e vermelhos).

Somente o criador pode saber se é ligado ou sexo livre.

Acetinado: Canários de olhos vermelhos ligados ao sexo, essa denominação poderá ser feita aos canários de linha escura.

Feo Ino: Canários de olhos vermelhos, sexo livre só ocorre em canários da linha escura.

Tentando clarear mais, nos Inos temos:

Acetinados da linha Clara: Albinos, Lutinos e Rubinos.

Acetinados da linha escura: prateados, Amarelos e Vermelhos.

Agora já conhecemos 100% da nomenclatura oficial e será fácil identificar cores de todos os canários.

Perguntas para classificação de qualquer canário.

1) É da linha clara ou escura?
2) Qual a cor do lipocromo?
3) Qual a categoria?
4) É oxidado negro-marrom? Tem pés bico preto?
5) É oxidado canela?
6) É diluído negro-marrom? Tem bigodes negros?
7) É diluído canela?
8) Tem lipocromo esmaecido?
9) Tem ausência de lipocromo amarelo sobre o branco?
10) Tem olhos vermelhos?
11) Tem melanina invertida?
12) Tem diluição nas marcações negras e canelas?
13) Tem olhos vermelhos e marcação nas costas?

RESUMO:

Recessivo: Branco sem amarelo, aparece nas linhas clara e escura.

Marfim: Inibição do lipocromo atua no branco, amarelo e vermelho.

Pastel: Só linha escura – Redução das melaninas.

Opalinos: Só linha escura – Oxidação e inversão das melaninas.

Acetinado:Olho vermelho, linha clara e escura.

Feo Ino: Olho vermelho, linha escura (perolado).

Intenso: Cor uniforme por todo o corpo.

Nevado: cor recebeu uma névoa por todo o corpo.

Mosaico: Zonas demarcadas e distintas diferentes nos machos das fêmeas.

Com esta sistemática de grupo, fica mais fácil conhecer as cores de canários.

Veja no link ao lado Cores e Fatores 9 artigos que tratam sobre pigmentação, caxantinagem e outra dicas interessantes para você começar a criar lindos canários de cor




Vermelho Mosaico

Saiba sobre esta matéria em Cores e Fatores na barra lateral do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário